CARNAVAL 2017 - FERIADO OU PONTO FACULTATIVO?


Apesar de ser tradição e quase todo o Brasil parar durante o Carnaval, na verdade o Carnaval não é um Feriado Nacional.

O Carnaval é um ponto facultativo, mas é dado como feriado por praticamente todas as empresas e órgãos públicos. No entanto, alguns estados e municípios decretam feriados estaduais ou municipais, como o caso do Rio de Janeiro, por exemplo.
Veja se o Carnaval será Feriado na sua Cidade ou Estado em http://www.feriados.com.br

BRINCAR DE SER FELIZ


Não, não é só um feriado e sim, é depois do Carnaval que o ano começa, pelo menos no Brasil. Esta festa aproxima pessoas – em gêneros, faixa-etária, raças e cores distintas, as deixam felizes, permite que elas esbanjem e extravasem alegria, que cantem, dancem nas ruas.

A palavra carnaval deriva do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”. A partir do catolicismo, a palavra possui relação com o jejum realizado na quaresma, quando os católicos param de comer carne, fazendo até mesmo um jejum.

O SURGIMENTO DO CARNAVAL


Apesar de incerta, estudiosos afirmam que a festa popular de larga abrangência surgiu na Antiguidade para celebrar deuses, pagãos e a natureza. Depois de muitos séculos, na Idade Média, a Igreja Católica passou a considerar em seus calendários a festa popular como o final da Quaresma, sendo esta a última festa deste período de jejum para os católicos.

Apesar de não ter sido uma festa criada no Brasil, ela se propagou de tal maneira que hoje é conhecida como uma das festas mais populares no país.

CURIOSIDADES

  • O Carnaval sofreu influências da festa portuguesa chamada entrudo que consistia em jogar farinha, ovo, água e tinta nas pessoas. Depois, passou por mudanças influenciadas pelo folclore indígena e a cultura africana, trazidas pelos escravos e culturalmente propagadas por eles.
  • Na França era comum o uso de máscaras e roupas luxuosas nos chamados bailes que provavelmente trouxe o surgimento das festas à fantasia.
  • No século XX surgiram as primeiras escolas de samba, na cidade do Rio de Janeiro, e desde então a festa popular se fez tão forte que hoje é vista por milhões de pessoas e que movimenta o turismo de forma benéfica e vantajosa para comerciantes. O samba ficou muito conhecido neste período e deu origem às marchinhas de carnaval que até hoje são muito populares. Durante o carnaval a Cidade Maravilhosa recebe ainda mais turistas e os hotéis no Rio de Janeiro costumam apresentar preços relativamente altos, por isso é recomendável o planejamento com antecedência para evitar gastos maiores do que o esperado.
  • Em São Paulo, logo depois, a festa também se fortaleceu e tem sua estrutura montada a partir de milhares de pessoas que se vestem para brincar nas ruas da cidade, movimentando também a economia do local.
  • Já no Nordeste a tradição é ir para as ruas, como micaretas, trios elétricos e muita festa. Assim como em Pernambuco, com o conhecido frevo, que se inspirou em músicas de bandinhas militares e maxixes da Europa, de ritmos acelerados e cativante.



VEJA OUTROS FERIADOS NACIONAIS E PONTOS FACULTATIVOS:


Veja aqui outros Feriados Municipais e Estaduais em sua Cidade