ANO NOVO 2017, REVEILLON - FERIADO NACIONAL


O dia 1º de Janeiro, primeiro dia de cada ano, é chamado de Confraternização Universal, pois se volta à celebração da paz entre todas as nações para marcar o início de mais um ciclo que começa para toda a humanidade.

O fim de um ano e o início de outro é comemorado em diferentes partes do mundo, em geral, durante a passagem das datas. No Brasil, sob a influência francesa, o nome dado a essa festa é Reveillon, que significa “acordar”.

O 1º DE JANEIRO EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO


Cada país e cultura celebra o nascer de um novo ano à sua maneira, porém são comuns os rituais que visam trazer sorte e boas vibrações nesse período, além de, é claro, as tradicionais promessas e pedidos que deverão ser concretizados no novo ciclo que se inicia.
  • Brasil: Vestir roupas brancas, pular sete ondas e jogar oferendas ao mar são rituais oriundos de religiões africanas e muito populares em todo país, já que trazem boa sorte e simbolizam um espírito comum de felicidade partilhado por todos os brasileiros.
    Alguns alimentos são comumente encontrados na mesa das famílias quando celebram o novo ano, tais como lentilha e nhoc, que atraem prosperidade e sucesso, já outros são proibidos, como o consumo de carne de frango, pois a galinha “cisca para trás”, claro que as tradições e superstições variam de pessoa para pessoa;
  • Rússia: A Rússia é um país peculiar, o calendário usado até a Revolução Russa era o juliano, atrasado 13 dias em relação ao nosso, e somente após esse evento o calendário gregoriano, ou moderno, foi adotado.
    O resultado é que os russos comemoram dois anos novos, o Ano Novo, no dia primeiro de janeiro e o Velho Ano Novo, no dia 13 de janeiro. Nesse dia eles trocam presentes e se reúnem para comer com a família e assistir o pronunciamento do presidente na televisão;
  • Estados Unidos: A reunião e shows que ocorrem na Times Square em Nova York são famosas no mundo inteiro e, assim como no Brasil, a contagem que indica o fim do velho ano e começo do outro é feita em conjunto com todos os presentes.
    Os americanos reúnem-se com seus familiares, trocam presentes e vão a missas e cultos para celebrar a entrada do novo ano de acordo com sua religião;
  • China: Por usarem um calendário diferente do ocidental o ano novo chinês é comemorado em datas diferentes e que não coincidem com as comemorações ocidentais. A festa, porém, é belíssima, com fogos de artifício e a comemoração do ano que se inicia, sempre atrelado a um dos doze animais que teriam se apresentado à Buda de acordo com as lendas e tradições nacionais.
    Nessa época, os chineses trocam presentes, como envelopes com dinheiro e vestem roupas vermelhas, além de lotar as feiras que ocorrem em todo país e tirar muitas, muitas fotografias.
Independente da maneira que é comemorado, o 1º de janeiro é um dia dedicado à paz e amizade entre os povos e nações e visa começar o novo ano de maneira positiva e rodeado de amigos, parentes e pessoas queridas.


VEJA OUTROS FERIADOS NACIONAIS E PONTOS FACULTATIVOS:


Veja aqui outros Feriados Municipais e Estaduais em sua Cidade